Faltam 7 meses para as eleições: e agora?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Hoje estamos a exatos 7 meses de um dia histórico.

O dia 7 de outubro de 2018 será uma oportunidade talvez até então única de renovarmos a composição dos parlamentos estaduais e federal de uma maneira nunca antes vista. Falo não só em quantidade, mas, principalmente, em qualidade.

Eu atuei ativamente (ainda que não tenha sido candidato) nas eleições de 2014. O cenário era totalmente diferente. Não tínhamos o NOVO 30, não tínhamos o Livres, não tínhamos lideranças liberais fazendo um trabalho de referência em diversos partidos tradicionais. À época, apesar do anti-petismo crescente, não tínhamos uma massa crítica organizada e determinada a oferecer uma alternativa. Não tínhamos candidatos aos principais cargos defendendo pautas liberais (aqui no RS, o Marcel foi a exceção a confirmar a regra). Tínhamos indivíduos isolados iniciando um trabalho de formiguinha.

Hoje o cenário é bem diferente.

Teremos um partido constituído que defende abertamente as ideias liberais (o NOVO) lançando candidatos a deputado federal na maior parte dos estados e lançando candidatos ao governo e a deputado estadual em alguns dos principais colégios eleitorais (SP, RJ, MG, RS e DF). Teremos também defensores das ideias liberais saindo candidatos por diversos outros partidos, ainda que sob o risco de verem suas votações servirem de degrau para a eleição de caciques da política tradicional se não se atentarem à formação de coligações e chapas.

Sou muito otimista em relação ao que poderemos alcançar a partir das eleições deste ano. Mas, como sempre, pontuo meu otimismo com uma dose de realismo. Temos mais chances de sucesso do que jamais tivemos. Mas isso fala mais sobre o nosso passado de ausência do que sobre as nossas chances de hoje. É preciso lembrar todo dia – T-O-D-O D-I-A – que nada – absolutamente NADA – está ganho.

Nossa atitude agora vai definir nosso alcance quando as urnas começarem a ser abertas, por volta das 19h. O quanto você tem conversado com as pessoas que lhe apoiam sobre a sua candidatura? E o quanto você tem buscado apoiar aqueles que estão se dispondo a buscar defender as nossas ideias nestas eleições? Não é mágica. É causa e efeito.

Eu sei que 7 meses podem parecer muito tempo, mas quem já esteve envolvido em um projeto da magnitude de uma campanha eleitoral sabe que esse tempo passa voando. Quem for começar do zero agora, lamento, tem poucas chances de sucesso. Aos que já iniciaram sua jornada, persistência, planejamento, força de vontade, saúde e disposição para receber vários “NÃOs” e portas na cara.

Aos que, assim como eu, se propuseram a encarar essa jornada, deixo as palavras imortais do grande Max Weber:

“A política é um esforço tenaz e enérgico para atravessar grossas vigas de madeira. Tal esforço exige, a um tempo, paixão e senso de proporções. É perfeitamente exato dizer – e toda a experiência histórica o confirma – que não se teria jamais atingido o possível, se não houvesse tentado o impossível. Contudo, o homem capaz de semelhante esforço deve ser um chefe e não apenas um chefe, mas um herói, no mais simples sentido da palavra. E mesmo os que não sejam uma coisa nem outra devem armar-se da força de alma que lhes permita vencer o naufrágio de todas as suas esperanças. Importa, entretanto, que se armem desde o presente momento, pois de outra forma não virão a alcançar nem mesmo o que hoje é possível. Aquele que esteja convencido de que não se abaterá nem mesmo que o mundo, julgado de seu ponto de vista, se revele demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para merecer o que ele pretende oferecer-lhe, aquele que permaneça capaz de dizer ‘apesar de tudo!’, aquele e só aquele tem a ‘vocação’ da política.”

Sucesso a todos! Faremos história!! 🤘

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.