Encontro presencial do LibertaRS reúne Embaixadores da Liberdade em Porto Alegre

O primeiro encontro presencial do LibertaRS, iniciativa de formação política promovida pelo mandato do Deputado Fábio Ostermann (NOVO), reuniu, neste sábado (06/11), nomes relevantes no cenário econômico, ativistas políticos e mandatários de diversos partidos. O encontro contou com a presença de cerca de 50 embaixadores, que atuam como representantes das ideias da liberdade nos municípios gaúchos.

Ostermann celebrou a realização do evento presencial, após um ciclo de palestras virtuais promovidas ao longo de 2021.

“Assim como o Brasil a nível federal, o Rio Grande do Sul também necessita de profundas reformas estruturais em sua configuração administrativa e tributária. Trazer esta exposição, a partir de importantes figuras técnicas, reforça o nosso compromisso com os valores de Liberdade e responsabilidade fiscal”, afirma Ostermann.

Voz respeitada no debate econômico, o ex-secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha, esteve à frente do painel “O RS e o Brasil têm jeito?”. Ao falar sobre o cenário fiscal do país, Aod defendeu a necessidade de reformas estruturais.

O economista também mapeou o contexto histórico de endividamento público do RS e projetou, ainda, a necessidade de continuação por tempo indeterminado de programas de transferência de renda. Conforme o economista, os principais desafios do Estado hoje consistem em diminuir o déficit orçamentário e a dívida com a União, que hoje chega a R$ 69 bilhões, contra R$ 61 bilhões de receita no último ano; aprimorar os indicadores educacionais, com efeito na qualificação do capital humano; e perspectiva demográfica da população gaúcha, com o seu envelhecimento e capacidade produtiva.

O evento também contou com o painel “O desafio da conquista da Liberdade na nossa geração”, que teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre as perspectivas das ideias liberais na política feita por Raphaël Lima, Gabriel Torres e pela vereadora Mari Pimentel.

Sobre o LibertaRS:

É uma iniciativa pluripartidária do mandato do deputado Fábio Ostermann (NOVO), que reúne embaixadores em uma rede de ativistas no RS em defesa dos valores da Liberdade. Cada embaixador atua de forma voluntária como um porta-voz do mandato na sua cidade, além de participar de projetos, ações de engajamento e palestras.

Atualmente, participam 154 embaixadores do movimento, inclusive vereadores, distribuídos em 54 municípios.