Após pressão do NOVO, Governo admite rever taxas do Detran

Após pedido de informação efetuado pelo nosso gabinete, ainda em dezembro de 2020, identificamos que o Detran-RS praticava diversas taxas de forma abusiva, com valores muito acima do custo do serviço.

De imediato, denunciamos este absurdo e tomamos outras providências para reverter a situação. Apresentamos uma emenda a um projeto do governo sobre o tema, com objetivo de ajustar as taxas do Detran ao valor real do custo dos serviços prestados.

Com a mobilização da Bancada do NOVO e da sociedade gaúcha, o Governo anunciou uma readequação das taxas de licenciamento e de alteração de registro de veículo. Na prática, a mudança representará uma redução considerável no valor pago pelos proprietários.

Ainda assim, os parlamentares avaliam que há margem para a redução dos valores apresentados pelo Piratini. O partido garante que irá estudar a proposta do Executivo a ser encaminhada à Assembleia Legislativa e reconhece os avanços propostos. No entanto, Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo entendem que é possível o cidadão gaúcho pagar um valor ainda menor.