Ostermann defende protocolos para a retomada de atividades esportivas

A situação dos centros esportivos com as restrições do decreto estadual foi abordada pelo deputado Fábio Ostermann (NOVO) em reunião com representantes do setor e da Secretaria Estadual da Saúde. Na oportunidade, foram discutidos protocolos mínimos para a reabertura de espaços para a prática de esportes.

Após ter participado de encontro com o governador e parlamentares sobre o tema no início da semana, Ostermann pontuou pela necessidade de uma retomada de forma segura. “Entendemos a frustração dos centros esportivos e precisamos caminhar rumo a um retorno dentro dos parâmetros possíveis de segurança, com liberdade e responsabilidade”, afirmou.

Durante a reunião virtual, diversos representantes da União Estadual dos Centros Esportivos do RS expuseram as dificuldades que estão passando com as limitações impostas pela pandemia e pediram, com a maior brevidade possível, uma abertura.

Por sua vez, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos, apontou que o risco de contágio da Covid-19 é grande nas atividades em que o contato corporal é obrigatório, sem o devido distanciamento. No entanto, a diretora do CEVS ressaltou que a prática esportiva é importante como medida de saúde física e mental.

Como deliberação do encontro, a União Estadual dos Centros Esportivos irá encaminhar para a Vigilância Estadual sugestões para a implantação de protocolos mínimos de reabertura, que deverão ser encaminhados e avaliados pela a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e pelo Comitê de Dados do Estado.

Ainda participaram da reunião a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da SES, Lisiane Fagundes; o presidente da União Estadual dos Centros Esportivos, Bruno Carrão, e os representantes da entidade Fabiana Brand, Gelson Peçanha e Rodrigo Wazlawick.